15 setembro 2010

Professorando da Escola Normal

Desde a sua fundação, no início do século XIX, a Escola Normal, tem sido a principal formadora (no aspecto quantitativo) de professores no Brasil. Sendo ferramenta de perpetuação da ideologia dominante, onde quase não dedica-se tempo a pensar e a refletir, mas sim a fazer. Os professores, de maneira generalizada, saem prontos para reproduzir.
Meu trabalho de conclusão de curso, motivado por minha passagem pela Escola Normal, faz uma refexão histórica sobre a Escola Normal no Brasil, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, e, paralelamente, conta com a participação de professorandos, professores e gestores que estão hoje dentro desta Instituição de Ensino. A contribuição destes se dá através de entrevistas feitas por mim, onde eles apontam suas opiniões sobre o que esperam da Escola Normal e de seus formandos, hoje.
O que vocês acham? É um trabalho interessante? Alguma sugestão de leitura? Sou todo ouvidos.
Grande abraço a todos e a todas,
Caio Cesar.

2 comentários:

  1. Tema interessante, que prende-se a questão da "reprodução". Note-se que isto em si não é um problema, desde que se reproduza coisas boas. A gravidade a ser ressaltada talvez esteja na falta de oprtunidade para pensar e refletir, o que aparece como impedimento para a produção de novos conhecimentos, certo?
    José.

    ResponderExcluir
  2. Ainda hoje, observamos uma didática tradicional onde o professor transmite, não contextualiza, não incentiva a pesquisa. Com certeza seu tema é desafiador e nos fará refletir sobre estas questões,bj. Vânia

    ResponderExcluir